CE23103 - ALÉM DO COSMOS: EXPLORANDO O ESPAÇO ATRAVÉS DA WEB

Ciências Exatas e da Terra
Autores
Vicente dos Santos Silva; João Vitor do Nascimento Rodrigues; Mateus Rodrigues Martins.
Orientadores
Cecilia Pereira de Andrade
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Campinas
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Vicente dos Santos Silva; João Vitor do Nascimento Rodrigues; Mateus Rodrigues Martins.
- Cecilia Pereira de Andrade
- Instituto Federal São Paulo - Campus Campinas
Resumo
A divulgação científica é constantemente abordada como um meio de espalhar a ciência e suas descobertas para que qualquer cidadão consiga compreender os avanços científicos, além de incentivar o aprendizado e o interesse nas áreas científicas. A real importância para esse modo de disponibilização de informações existir é o crescente desinteresse que as pessoas possuem em aprender novos assuntos que eles desconhecem, isso faz com que cada vez mais o número de pessoas ingressando em áreas que estão relacionadas com tópicos científicos diminua.
Para contribuir com esse processo de incentivo das áreas da ciência, nosso objetivo é mostrar uma forma diferente de divulgação, se baseando em um site que explique conceitos de astronomia de forma simples, sendo uma mescla entre os textos de divulgação científica, e uma interface dinâmica feito para que o aprendizado seja ainda mais estimulante e agradável.
Para essa interface, iremos utilizar tecnologias baseadas em JavaScript, visando deixar o mais dinâmico possível. Além disso, para curar o conteúdo que colocaremos neste site, realizaremos pesquisas, e faremos uma análise dos principais eventos de desinformação na área da Astronomia. Através disso poderemos pesquisar a fundo, entender o que está sendo estudado e traduzir esse conteúdo para uma forma simples ao público alvo.
Ao final, compreendemos que existe uma grande fragilidade no ensino de áreas científicas que vem desde o ensino fundamental, em que grande parte do conteúdo relevante é descartado e os alunos ficam numa mesmice desinteressante e monótona, isso nos revela um estado em que esse déficit de aprendizado é algo que surge na infância e que persiste até a fase adulta. Além disso, a grande divulgação de conteúdos alarmantes e sensacionalistas na web ajuda para que conceitos sejam entendidos de forma errônea, formando um cenário em que os textos íntegros são ignorados e os que mostram leves mentiras que mudam os fatos são levados com inúmeras visualizações.
Concluímos por fim que esse cenário pode ser combatido contanto que seja possível mostrar algo que passe a mesma sensação que algo sensacionalista, isto é, agradável e estimulante, com a base de dados concisa de um texto baseado em fatos.
PALAVRAS-CHAVE: Astronomia. Website interativo. Ferramentas interativas.
