CE23074 - BENGALA INTELIGENTE GUIADA POR SOM PARA DEFICIENTES VISUAIS

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Ciências Exatas e da Terra
Autores

Renata Albino Oliveira

Orientadores

Mayara Midori Omai

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus São Miguel Paulista

Resumo

Hoje, no mundo, aproximadamente um bilhão de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, e enfrentam perspectivas de vida piores, pois enfrentam barreiras no acesso a serviços básicos garantidos por lei, quando comparadas às pessoas sem deficiência. Estudos mostram que nos últimos anos o número de pessoas com algum tipo de deficiência tem crescido, o que é preocupante, dado o desafio que isso representa para a oferta de serviços especializados. O foco deste trabalho de pesquisa é atuar com deficientes visuais, pois são evidentes as dificuldades que enfrentam na locomoção devido à falta de acessibilidade urbana em locais públicos e privados. O objetivo do projeto é criar uma bengala inteligente com um sistema robótico em Arduino que utilize a interface de interação humano-computador (IHC) para possibilitar o reconhecimento de voz e áudio, auxiliando assim na locomoção de pessoas com deficiência visual em ambientes internos. Para compreender os métodos mais eficazes na criação do primeiro protótipo, realizamos um questionário para obter a opinião de pessoas com deficiência visual em relação ao uso de dispositivos de auxílio à locomoção existentes. Com base nas entrevistas, concluiu-se que objetos fora do lugar, especialmente aqueles localizados acima da cintura, representam os maiores obstáculos encontrados em ambientes internos. Nesse sentido, o sistema em Arduino consiste em dois Sensores Ultrassônicos para detectar diferentes ângulos de obstáculos, onde um está disposto inclinado para cima e o outro na altura da cintura, além do Módulo Wifi Esp8266 que permite que, através de um WebService, ocorra a comunicação com um celular identificando a localização do usuário para o cálculo da rota e alertando sobre a existência de obstáculos. Apesar de existirem atualmente tecnologias que tornam possível auxiliar pessoas com deficiência visual em seu deslocamento diário, o custo de aquisição é elevado. Deste modo, o projeto valoriza a importância de desenvolver tecnologias acessíveis de baixo custo, além de expandir os conhecimentos de programação e robótica da estudante, possibilitando um maior desenvolvimento pessoal e acadêmico.

 

PALAVRAS-CHAVE: STEAM. Tecnologias Acessíveis. Acessibilidade. Locomoção autônoma de deficientes visuais.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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