CE23070 - A INFLUÊNCIA DAS ANIMAÇÕES SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA DE QUEM FAZ CIÊNCIA

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Ciências Exatas e da Terra
Autores

Maria Eduarda dos Santos

Orientadores

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus São Miguel Paulista

Resumo

Frequentemente, os adultos perguntam às crianças o que querem ser quando crescerem. Para responder tal questão, além de preferências individuais, estas buscam alguma maneira de se identificar com a profissão e uma das principais características é a representatividade. Entretanto, isso se torna uma tarefa difícil quando não encontramos alguém para nos inspirar nas mídias, especialmente na televisão. Por isso, esta pesquisa busca analisar como as personagens cientistas são retratadas em filmes de animação lançados entre 2010 e 2020, visando identificar estereótipos, com ênfase na desigualdade de representatividade de gênero. Para isso, foram digitalizadas as sinopses e os enredos dos filmes de animação disponíveis na plataforma IMDb, os quais foram filtrados por palavras-chave, tais como ciência, laboratório, cientista, experimentos, pesquisa, entre outras, com termos tanto em português quanto em inglês. Ao todo, foram catalogados 3.246 filmes de animação, dos quais 42 possuem pelo menos duas palavras-chave pesquisadas. No entanto, apenas 15 filmes encontram-se em alguma plataforma de streaming em português ou com legendas no idioma. Com relação a representatividade de gênero, dos 15 filmes, apenas um, lançado em 2010, possui todas as personagens principais do gênero feminino, enquanto 66,6% (10) dos filmes apresentam apenas protagonistas masculinos. Porém, essa não é uma narrativa recente, pois mesmo nos anos 50, a análise da concepção de cientista por estudantes estadunidenses, era de um homem de meia-idade, usando jaleco branco e óculos, que trabalha solitariamente em um laboratório realizando experimentos perigosos, ou seja, há mais de 65 anos o estereótipo de cientista é retratado como um homem. Dessa forma, apesar dos filmes de animação poderem ser usadas como uma maneira de apresentar a importância da ciência e incentivar as crianças a se tornarem cientistas de forma divertida, esse encorajamento ainda é feito majoritariamente para os homens, devido a falta de representatividade feminina, ainda que estudos recentes tenham indicado que a população brasileira tenha ampliado a visão de um cientista como ua pessoa comum com treinamento especial.

 

PALAVRAS-CHAVE: Filme. Animação. Cientista. Estereótipo.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

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