CB23124 - ANTIBIOGRAMAS: ANÁLISES DA EFICÁCIA DE ANTIOBIÓTICOS CONTRA BACTÉRIAS SELVAGENS

Design_sem_nome__15_-removebg-preview
Ciências Biológicas
Autores

Vinícius Mancini Bitencourt; Mateus Rodrigues; Isadora Fulas Rusalen; Ynaia Mazzoco Cardoso; Lorena Ribeiro.

Orientadores

Gabriela Salvador de Amo; Marcelo Fabiano André.

Instituição

Instituto Federal São Paulo - Campus Catanduva

Resumo

Este estudo avaliou a resistência a antibióticos de duas espécies bacterianas, através de antibiogramas. Foi utilizado o meio de cultura Ágar Nutriente no cultivo das duas espécies, coletadas no próprio câmpus. Ambas foram analisadas em microscópio, classificadas como gram-negativas e com o formato cocus. O principal objetivo foi avaliar suas respostas aos antibióticos selecionados. Dentre a grande variação de antibióticos disponíveis na indústria farmacêutica, esse trabalho selecionou a Benzetacil (Penicilina), Tetraciclina, Estreptomicina e Rifampicina, todos com concentrações equivalentes de 10mg.mL-1, exceto Benzetacil. O propósito base foi identificar o antibiótico mais eficaz entre os testados.

No procedimento, as bactérias foram expostas aos diferentes antibióticos e suas respostas foram monitoradas após alguns dias de inoculação. Observou-se que tetracilina demonstrou a melhor eficácia em inibir o crescimento da primeira espécie, enquanto a rifamicina demonstrava maestria em bloquear a disseminação microbiana da espécie dois, destacando-se os dois antibióticos mais eficazes durante todo o processo. As bactérias, sendo Gram-negativas e cocus, exibiram variações em suas sensibilidades aos antibióticos testados.

Esses resultados ressaltam a importância da tetracilina como uma opção promissora no tratamento de infecções causadas por essas bactérias. Além disso, evidenciam a necessidade de considerar as características específicas das bactérias alvos ao selecionar os antibióticos apropriados no caso de um tratamento, reforçando sempre a importância de consultar um especialista antes de consumir drogas (fármacos) para evitar problemas posteriores a utilização e também a resistência microbiana bem pertinente nessa dissertação.

PALAVRAS-CHAVE: Microbiologia. Farmacologia. Perfil de suscetibilidade. Zona de inibição. Antibióticos.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

feccif@ifsp.edu.br