CB23046 - VERMICOMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO PARA A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ADUBO

Design_sem_nome__15_-removebg-preview
Ciências Biológicas
Autores

Hillary Hayane Costa de Oliveira; Maria Clara Amorim de Paula; Thainaraira Costa de Oliveira; Sthefany Fernandes da Silva.

Orientadores

Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa

Instituição

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Roque

Resumo

Estudos científicos mostram que a técnica de vermicompostagem gera um composto fertilizante eficiente para a produção de alimentos de maneira sustentável, pois além de dar um destino adequado ao material orgânico que seria descartado convencionalmente, também evita o uso de fertilizantes e adubos químicos, resultando em uma produção mais responsável. Diante deste cenário, objetivou-se com o presente trabalho compreender o efeito da vermicompostagem no reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos alimentares produzidos no IFSP – SRQ e analisar a eficiência do composto e lixiviado gerado, na produção de hortaliças. Para isso, foram montadas duas vermicomposteiras, com a diferença de adição de folhas secas em uma (V1) e serragem na outra (V2). Na V2 houve um aumento significativo de minhocas e uma maior produção de lixiviado. Os resultados estão sendo analisados para compreender as razões para as diferenças no número de minhocas e volume do chorume. Na próxima etapa do trabalho, haverá a estimativa da quantidade de vermicomposto em cada uma das vermicomposteiras, bem como análises físicas e químicas do vermicomposto e lixiviado. Estes produtos serão utilizados para o plantio de hortaliças, comparando o desenvolvimento delas em canteiros com e sem adição deles. Com os resultados parciais deste trabalho, pode-se concluir que a vermicomposteira representa uma alternativa viável para o tratamento de resíduos orgânicos em locais com reduzida disponibilidade de espaço e que, a ampliação do sistema para um número maior de vermicomposteiras, ou então, vermicomposteiras com maior volume, deveria ser implementada no IFSP – SRQ, para a destinação de todos os materiais orgânicos gerados pelo restaurante e cantina da instituição, evitando o encaminhamento para o aterro sanitário.

 

PALAVRAS-CHAVE: Vermicomposteira. Material orgânico. Folhas secas. Serragem.

FECCIF
Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

feccif@ifsp.edu.br