CA23086 - TORTA SEM GLÚTEN VEGANA
Ciências Agrárias
Autores
Isabela Augusto da Fonseca; Evelyn Victoria Doalto da Silva; Maria Eduarda de Assis Ferreira; Júlia Barcelos dos Santos; Sthefany Letícia Alves Luppi.
Orientadores
Cesar Tatari
Instituição
Instituto Federal São Paulo - Campus Matão
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Isabela Augusto da Fonseca; Evelyn Victoria Doalto da Silva; Maria Eduarda de Assis Ferreira; Júlia Barcelos dos Santos; Sthefany Letícia Alves Luppi.
- Cesar Tatari
- Instituto Federal São Paulo - Campus Matão
Resumo
Atualmente cerca de 1% da população mundial apresenta sintomas adversos após a ingestão do glúten, o que pode variar desde fadiga, prisão de ventre, barriga inchada até danos e inflamação no intestino. Além disso, o número de pessoas que, simplesmente, optam pela sua exclusão na dieta tem aumentado cada vez mais. Outro mercado também crescente é o dos produtos veganos, já que em média 80 milhões de pessoas no mundo deixaram de consumir ingredientes de origem animal. Diante desses dados, o objetivo deste projeto foi desenvolver a “Torta sem glúten vegana”, a qual também busca levar aos consumidores a praticidade e o sabor leve, porém marcante. Para atingir a textura ideal da massa, testaram-se a adição de farinha de arroz e adição de mix comercial de farinhas sem glúten (farinha de mandioca e arroz, fécula de batata e goma xantana) à pasta de grão de bico, obtida após cozimento e trituração. Notou-se que com a farinha de arroz, a massa se tornava ressecada e com aspecto arenoso, ao contrário do observado com o uso do mix. Para melhorar ainda mais a palatabilidade da massa, aumentou-se o teor de gordura incialmente presente. Resumidamente, as etapas de processo foram: homogeneização da pasta de grão de bico com sal e uma das farinhas; adição de azeite e margarina; sova; moldagem em formas características de empada (aproximadamente 5cm de diâmetro); forneamento a 180°/25 a 30 min. Após resfriada, a massa foi recheada, embalada e congelada. O recheio foi elaborado com tomate seco, manjericão e o requeijão de castanha de caju, para o qual foram utilizados castanha de caju, limão, sal, azeite e levedura nutricional que remete ao gosto e cheiro de queijo. O resultado está adequado para a equipe, porém passará por análise sensorial para ter certeza. Propõem-se que o produto seja vendido congelado e em embalagens contendo 4 unidades de torta, restando ao consumidor, retirar o produto da embalagem e colocá-lo em forno micro-ondas por 1,5 min a 2 min.
PALAVRAS-CHAVE: Glúten. Vegana. Celíacos. Praticidade. Produtos veganos. Grão de Bico. Tomate seco. Requeijão de castanha de caju.