FECCIF

FECCIF24

Edição 2024

A edição do ano de 2023 da FECCIF será realizada entre os dias 21 e 26 de outubro de 2024, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As atividades propostas ocorrerão em modelo híbrido, de maneira a viabilizar a participação de um maior número de estudantes, aumentando, assim, o alcance das ações propostas. Todas as apresentações de trabalhos serão realizadas de modo virtual e haverá programações de atividades presenciais específicas em diferentes câmpus do IFSP.

REGRAS GERAIS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. Para a edição da FECCIF24, serão aceitos trabalhos realizados por estudantes matriculados no Ensino Médio e no Ensino Técnico, de escolas públicas e particulares, preferencialmente, do estado de São Paulo. Os estudantes participantes devem ter no máximo 20 anos de idade e, não deverão completar 21 anos antes da data de encerramento do evento.
  2. Cada estudante poderá inscrever apenas UM projeto, que pode representar até no máximo 12 meses de desenvolvimento. Os projetos desenvolvidos com duração maior do que 12 meses, devem ser fragmentados em fases com o mesmo período de tempo, ou seja, de no máximo 12 meses, sendo que a fase mais recente pode ser submetida à FECCIF24, e o projeto deve ser apresentado como uma Continuação de Projeto Anterior. No caso de trabalhos que envolvam pesquisa de campo, fase experimental ou de prototipagem, será esta a fase considerada como fase inicial do projeto, não se computando o período de levantamento teórico e pesquisa bibliográfica.
  3. Os projetos podem ser desenvolvidos por um aluno, no caso de um projeto individual, ou por dois, três ou até quatro alunos (número máximo), no caso de um projeto em grupo, com a participação de um orientador e um coorientador. Projetos desenvolvidos por mais de 4 estudantes serão desclassificados. Orientadores e coorientadores podem participar de múltiplos projetos. Os projetos devem estar alinhados a uma das Categorias e/ou subcategorias previstas para a edição da FECCIF24, conforme Anexo 1 apresentado ao final destas Regras Gerais.
  4. Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Todos os estudantes autores devem se enquadrar no regulamento previsto para a participação da FECCIF24.
  5. Os projetos que pleitearem uma indicação à FEBRACE por meio do programa de Feiras Filiadas do evento devem ser desenvolvidos por até 3 (três) estudantes, sob a orientação de um professor ou especialista dentro da temática abordada, e devem se enquadrar em uma das Categorias e/ou subcategorias previstas no Anexo 1.
  6. A submissão do projeto é gratuita e deverá ser realizada até a data limite publicada no calendário oficial da FECCIF24.
  7. A submissão deverá ser realizada exclusivamente em formato eletrônico. Inscreva-se  aqui.
  8. Para a submissão (inscrição do projeto), os participantes deverão preencher o formulário de inscrição com as seguintes informações:
    1. dados dos(as) participantes (estudantes, orientador(a), coorientador(a));
    2. dados do projeto (título e categoria);
    3. anexar o resumo do projeto (máximo 350 palavras) e palavras-chaves (três palavras-chaves). Consulte o modelo de resumo aqui;

    4. pôster do trabalho: link do arquivo em pdf compartilhado publicamente em ambiente virtual. Consulte modelo do pôster aqui;
    5. vídeo de apresentação do projeto: link para o vídeo de apresentação do projeto, com duração de até 2 minutos, que deverá ser compartilhado publicamente no youtube. Conheça aqui vídeos de trabalhos apresentados em edições anteriores e inspire-se;
  9. Estudantes, orientadores e coorientadores devem ler e concordar com a política de privacidade da FECCIF, como pré-requisito para sua inscrição. Todos os participantes devem ser devidamente cadastrados durante a submissão do projeto e não é permitida a troca, alteração ou inclusão de participantes após a submissão do projeto.
  10. A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa.
  11. Os estudantes devem referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua pesquisa que não é de sua própria autoria, identificando autores e fontes destes materiais. Projetos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências estarão sujeitos à desclassificação.
  12. O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor científico, registrando os passos realizados durante o trabalho, tais como esboços, anotações, coletas, testes, resultados e análises. Se for o caso, estes registros podem ser solicitados durante a apresentação dos trabalhos pelos avaliadores.
  13. Os projetos que não estiverem de acordo com as regras apresentadas ou que não apresentarem todos os documentos e dados solicitados, deixarão de pontuar para a premiação, de acordo com o item 17.
  14. Os projetos selecionados serão divulgados na página do evento e por meio das mídias sociais, Facebook (<https://www.facebook.com/feccif>) e Instagram (https://www.instagram.com/feccif), e por e-mail.
  15. A apresentação do projeto durante o evento deverá ser realizada pelos próprios estudantes por meio de videoconferência, em dia e horário especificados na programação. Quando o projeto for realizado em grupo, recomenda-se que todos os estudantes autores estejam presentes para apresentar o projeto, mas, caso isto não seja possível, a presença de pelo menos um dos estudantes será obrigatória. O projeto não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os autores estudantes, nem mesmo por orientador e coorientador.
  16. As apresentações dos trabalhos serão realizadas entre os dias 21 e 24/10. Os horários de cada sessão de apresentação serão especificados na programação final do evento.
  17. Durante as apresentações de trabalhos, os estudantes devem apresentar toda a documentação da realização do seu projeto, incluindo o Relatório Parcial (para projetos em desenvolvimento) ou Final (para projetos já finalizados). Também devem preparar uma apresentação oral ou um painel explicativo virtual do projeto (como slides em power point, etc) que também serão avaliados. O funcionamento de protótipos poderá ser demonstrado, mas não será obrigatório. Pode-se utilizar recursos auxiliares como apresentações audiovisuais e vídeos.
  18. Os participantes do evento ficam cientes de que, ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação de imagens pela Comissão Organizadora da feira, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens realizadas por visitantes ou participantes durante o evento.
  19. Durante o evento, os estudantes serão avaliados por um Comitê de Avaliação que julgará o desenvolvimento da pesquisa e sua apresentação, segundo os seguintes critérios:
    1. Planejamento do Projeto;
    2. Execução do Projeto;
    3. Execução do Projeto;
    4. Atitude Científica do Estudante;
    5. Criatividade do Estudante;
    6. Apresentação do Estudante;
    7. Pôster / Painel Explicativo.
  20. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da FECCIF24 premiará os projetos classificados como primeiro, segundo e terceiro lugar por categoria. Os projetos desenvolvidos individualmente ou em grupo competem juntos dentro de suas categorias. Também são reconhecidos os projetos de maior destaque apresentados no evento.
  21. A Organização da FECCIF24 se reserva o direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.
  22. Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

A lista de categorias e subcategorias previstas para a inscrição na FECIF24 é baseada Tabela de Áreas e Subáreas do Conhecimento da FAPESP e apresentada a seguir:

  1. Ciências Agrárias: abrange trabalhos das subáreas de Agronomia; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola; Zootecnia; Medicina Veterinária; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Produção Alimentícia; Recursos Naturais.
  2. Ciências Biológicas: abrange trabalhos das subáreas de Biologia Geral; Bioquímica; Genética; Biofísica; Botânica; Farmacologia; Zoologia; Imunologia; Ecologia; Microbiologia; Morfologia; Parasitologia; Fisiologia; Meio Ambiente.
  3. Ciências Exatas e da Terra: abrange trabalhos das subáreas de Matemática; Física; Probabilidade e Estatística; Química; Ciência da Computação; Geociências; Astronomia; Oceanografia.
  4. Ciências Humanas: abrange trabalhos das subáreas de Filosofia; Geografia; Sociologia; Psicologia; Antropologia; Educação; Arqueologia; Ciência Política; História; Teologia.
  5. Ciências Humanas: abrange trabalhos das subáreas de Filosofia; Geografia; Sociologia; Psicologia; Antropologia; Educação; Arqueologia; Ciência Política; História; Teologia.
  6. Ciências Sociais Aplicadas: abrange trabalhos das subáreas de Direito; Museologia; Administração; Informação e Comunicação; Economia; Serviço Social; Arquitetura e Urbanismo; Economia Doméstica; Planejamento Urbano e Regional; Desenho Industrial; Demografia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Ciência da Informação. Gestão e Negócios.
  7. Engenharia: abrange trabalhos das subáreas de Eletrônica; Sanitária; Eletrotécnica; de Produção; Mecânica; Nuclear; Química; de Transportes; Civil; Naval e Oceânica; de Minas; Aeroespacial; de Materiais e Metalúrgica; Biomédica. Controle e Processos Industriais; Infraestrutura; Produção Industrial.
  8. Linguística, Letras e Artes: abrange trabalhos das subáreas de Teoria e Análise Linguística, Filosofia da Linguagem, Linguística Aplicada, Línguas, Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Cinema. Produção Cultural; Design.