RESUMO
Um jogo eletrônico é composto por um tema, mecânicas e interface de usuário. Esta pesquisa explora conceitos de Game Design, como análise de heurísticas (que expõem defasagens em certas áreas na dificuldade do jogo), criação de cenários e tutoriais envolventes, além de métodos para regular a dificuldade. Alguns jogos tendem a ser demasiadamente desafiadores devido às suas mecânicas únicas, e outros tendem a seguir o caminho oposto, muitas vezes ficando entediantes e/ou monótonos. Na pesquisa, será compreendido como o balanceamento na dificuldade num jogo altera sua popularidade e como também alteram a experiência do jogador. A adaptação da dificuldade faz seus desenvolvedores encararem desafios, aumentando o tempo de produção e os custos do produto final, logo, o principal objetivo desta pesquisa é encontrar maneiras que facilitem este processo. Essa pesquisa foi baseada em dados retirados da Steam e do SteamDB e de uma análise de alguns voluntários com heurísticas vindas da pesquisa PLAY de Heather Desurvire. As heurísticas abrangem amplamente gêneros de jogos, possuindo características abrangentes. Elas podem ser adaptadas e moduladas de acordo com as necessidades específicas dos jogos. A pesquisa altera algumas heurísticas e atribui uma importância para cada uma, com base no objetivo da pesquisa. Com dados retirados de uma investigação com a opinião de voluntários, descobriremos as características fracas e fortes para fazer um jogo de dificuldade balanceada.
PALAVRAS-CHAVE
jogos; balanceamento; heurísticas