CE25073 – OS DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA OFERTA DE PRODUTOS PARA PELES NEGRAS NO MERCADO BRASILEIRO DE COSMÉTICOS: O USO DAS PROPRIEDADES COSMETOLÓGICAS DO ALOE VERA COMO ALTERNATIVA À PRODUÇÃO DE BAIXO CUSTO.
RESUMO
A falta de representatividade em produtos para peles negras no mercado cosmético brasileiro reflete as heranças da escravidão e evidencia uma exclusão persistente, que demanda soluções acessíveis e inclusivas. Nesse contexto, a planta Aloe Vera surge com um forte potencial a ser usado na formulação de produtos mais acessíveis. Este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade e os impactos socioeconômicos da utilização de Aloe vera como alternativa para o desenvolvimento de formulações cosméticas acessíveis direcionadas ao público afro-brasileiro, a fim de aumentar a acessibilidade de produtos efetivos para peles negras. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica bem como a aplicação de um formulário, via Google Forms, com 69 participantes. Os dados coletados no formulário confirmam a falta de representatividade no setor cosmético, evidenciando exclusão e barreiras econômicas. Pelo levantamento bibliográfico, foi possível constatar o uso da Aloe vera para o tratamento e bem-estar da pele em testes e pesquisas descritas na literatura, sendo caracterizada como uma matéria-prima de fácil acesso e destacando-se no alívio de diversas condições dermatológicas. O estudo segue em andamento e de acordo com os dados já coletados é possível constatar que uso da Aloe vera pode ser uma opção viável para a ampliação da qualidade dos cosméticos, oferecendo efeitos terapêuticos e acessibilidade, por poder ser cultivada em diversos ambientes e manter um preço econômico, o que possibilita sua utilização para atender às necessidades do público negro no mercado cosmético brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE
aloe vera; mercado cosmético; peles pretas e pardas;