CE25057 – MOLE: APLICAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ENSINO EM QUÍMICA
RESUMO
O ensino de Química, representa um dos mais expressivos exemplos do impacto que as tecnologias móveis podem promover quanto ao processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são exemplos significativos destes avanços tecnológicos promovidos pelos dispositivos móveis. Desta forma, contribuem para um aprendizado dinâmico suscitando a curiosidade dos alunos em compreender e visualizar as teorias sob uma nova perspectiva. A realidade aumentada, uma das tecnologias mais sofisticadas de realidade virtual e eficaz como meio de aprendizado, qualifica-se para integrar a educação com a visualização de estruturas químicas, permitindo experiências impressionantes e imersivas. Assim, os aplicativos de Realidade Aumentada são um método inovador de ensinar habilidades de raciocínio espacial aos estudantes de química. Desta forma, o objetivo deste trabalho é utilizar softwares livres como o Avogadro, Blender 2.79, Unity e Vuforia, para modelar estruturas de moléculas que possam ilustrar os conceitos de Química e Bioquímica. A utilização destas ferramentas permite construir moléculas com aplicação de interatividades em 3D para sistema Android de dispositivos móveis que proporcionam maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, aumentando a capacidade cognitiva de trabalho dos alunos e professores tanto no âmbito presencial quanto no ensino à distância.
PALAVRAS-CHAVE
realidade aumentada; ensino de química; ligações químicas