CH24094 - OS BENEFÍCIOS DE JOGOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS
Ciências Humanas
Autores
Lívia Micaeli Nogueira de Santana
Orientadores
Rosane Beltrao da Cunha Carvalho
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Lívia Micaeli Nogueira de Santana
- Rosane Beltrao da Cunha Carvalho
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas
Resumo
Muitas vezes os jogos são vistos apenas como algo para lazer e divertimento, dificilmente pensados como uma maneira de ensino, mas na verdade, em certos casos eles podem ser muito melhores como método de ensino do que as maneiras que conhecemos, por exemplo uma adaptação física do tetris similar a um quebra cabeça, que trabalha o raciocínio lógico e a percepção visual da criança. Com isso em mente podemos considerar que tal assunto é de tamanha importância pois algumas crianças têm dificuldade em aprender e talvez o ensino através de atividades lúdicas seja a resposta para esse problema, pois é algo que será ensinado e trabalhado indiretamente além de que a criança irá se divertir durante esse processo. Desta forma o projeto visa confeccionar e usar esses jogos de mesa como uma maneira de ensino para as crianças. Tais jogos são escolhidos por meio da pesquisa bibliográfica, buscando sempre jogos que trabalhem a coordenação da criança, raciocínio ou até mesmo a criatividade, entre muitos outros. Os jogos são confeccionados com materiais reutilizados, esse fato faz com que eles acabem se tornando mais acessível a outros, pois significa que é algo que você mesmo pode fazer além de serem acompanhados por manuais, que contam a história do jogo, a idade necessária para jogar e como jogar. Até o momento as dificuldades encontradas estão relacionadas as dificuldades de encontrar as medidas de alguns jogos, como por exemplo do jogo Escape, também conhecido como Klotski, no qual também já foi confeccionado, ou a dificuldade de encontrar o histórico de alguns jogos para apresentar nos manuais. Os resultados do projeto até o momento são as confecções desses jogos feitos de materiais reutilizados e dos manuais. De maneira geral podemos concluir que o projeto teria um grande impacto positivo na aprendizagem das crianças que não conseguem se adaptar ao modo de ensino comum além de proporcionar novas memórias por meio das brincadeiras.
PALAVRAS-CHAVE: Confecção. Jogos de Mesa. Ensino.