CH24048 - NEUROACOLHIMENTO: UMA PLATAFORMA DE APOIO PARA ESTUDANTES SUPERDOTADOS E ALTAMENTE HABILIDOSOS
Ciências Humanas
Autores
Gabriel Dick Lopes
Orientadores
Poliana Antunes da Rosa; João Francisco de Castro da Silveira
Instituição
Senac Santa Cruz
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Gabriel Dick Lopes
- Poliana Antunes da Rosa; João Francisco de Castro da Silveira
- Senac Santa Cruz
Resumo
No Brasil, o termo altas habilidades e superdotação (AH/SD) é muito estereotipado ou ainda, pouco conhecido. Além disso, jovens com AH/SD comumente apresentam desafios emocionais, pois o seu desenvolvimento é assíncrono. Dito isto, é de extrema relevância o acolhimento emocional de estudantes com AH/SD na sala de aula, para que saibam como agir e entender a sociedade, pois é nesse ambiente que temos nossos primeiros contatos com pessoas e formamos nossa identidade como pessoa na sociedade. Dessa forma, este projeto de pesquisa coincide com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de número 3 e 4, que fazem referência à melhora da saúde e bem-estar, e educação de qualidade, respectivamente. O principal objetivo desse estudo é desenvolver uma plataforma para auxílio de jovens identificados com AH/SD, com o intuito de popularizar e promover o conhecimento sobre AH/SD, desestereotipar os termos, dar assistência e suporte, tanto emocional, quanto educacional para estudantes altamente habilidosos e superdotados, com a finalidade de promover seu bem-estar e acolhimento em espaços escolares. Para a coleta de dados, foram entrevistados estudantes e professores de uma escola de Ensino Médio Técnico, localizada na região central do Rio Grande do Sul, totalizando 62 pessoas, instruídas a definirem o termo AH/SD em uma única palavra. Uma nuvem de palavras foi realizada, de acordo com a frequência das respostas. A pesquisa revelou uma grande deficiência de entendimento e estereotipação sobre AH/SD, tendo em vista que as palavras mais frequentes foram: inteligente (19 vezes), genética (6 vezes), desafio (4 vezes), gênio (4 vezes) e não sei (3 vezes). Diante os resultados expostos, das deficiências na conscientização e das dificuldades emocionais de jovens AH/SD, uma plataforma foi desenvolvida, com um protótipo do recurso já finalizado. A plataforma conta com a integração de perfis dos jovens, responsáveis e professores e visa criar uma rede de suporte, cuidado e acolhimento, no qual todos os envolvidos no processo educacional possam atuar de forma a garantir o desenvolvimento cognitivo, emocional e bem-estar dos estudantes com AH/SD.
PALAVRAS-CHAVE: Superdotação. Altas Habilidades. Educação.