CH24143 -ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE QUALIDADE PARA ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO COM TDAH
Ciências Humanas
Autores
Lucas Siqueira Silva; Pablo Henrique de Lima Santos
Orientadores
Rita de Cassia Moreno Barbosa
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Lucas Siqueira Silva; Pablo Henrique de Lima Santos
- Rita de Cassia Moreno Barbosa
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
Reconhecido como um dos transtornos comportamentais mais comuns na infância, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem impactos significativos no desenvolvimento acadêmico e social. A conscientização sobre o tema é essencial para combater estigmas e melhorar a qualidade de vida acadêmica dos alunos afetados. Este projeto tem como objetivo investigar as estratégias adotadas no IFSP Campus Guarulhos, para identificar fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes com TDAH. O estudo revelou que alunos com TDAH enfrentam dificuldades significativas, incluindo desafios de concentração e adaptação às metodologias de ensino tradicionais, além de estigmatização e falta de apoio adequado. A pesquisa envolveu uma entrevista com a equipe sociopedagógica, questionários aplicados a professores e alunos, e uma revisão bibliográfica para entender a formação dos profissionais e as práticas pedagógicas existentes. Os resultados indicam que, apesar dos esforços do IFSP em oferecer suporte através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) e Planos de Ensino Individualizados (PEI), há uma necessidade crítica de aprimorar a formação dos professores e a implementação de estratégias pedagógicas específicas para o TDAH. Os docentes demonstraram algum conhecimento e aplicação de práticas adaptativas, mas a falta de formação contínua e recursos estruturados compromete a eficácia do suporte oferecido aos alunos com TDAH. O projeto destaca a importância de uma abordagem educacional mais informada e inclusiva para atender às necessidades desses alunos e promover um ambiente escolar mais acolhedor. A pesquisa enfatiza a necessidade de investimentos contínuos na formação dos docentes e na criação de recursos informativos para apoiar todos os envolvidos no processo educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Neurodesenvolvimento. Educação. Apoio. Práticas. Intervenções.