CH24175 - INFLUÊNCIA NEGRA NA MODA BRASILEIRA: RESGATE HISTÓRICO E DIVULGAÇÃO CULTURAL
Ciências Humanas
Autores
Sara Ribeiro dos Santos; Stephany Antunes Lino
Orientadores
Juliana Nicolau Santana; Cristiane Santana
Instituição
Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
- Autores
- Orientadores
- Instituição
- Sara Ribeiro dos Santos; Stephany Antunes Lino
- Juliana Nicolau Santana; Cristiane Santana
- Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Resumo
A moda, como expressão da identidade cultural e diversidade social, reflete influências de diferentes culturas ao longo da história. Este estudo investiga a moda brasileira, com ênfase na contribuição da cultura negra, frequentemente subvalorizada em comparação com a influência europeia. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a influência negra na moda brasileira e desenvolver um site interativo que promova essa cultura por meio de um jogo de montagem de “looks” e exposição da pesquisa. A pesquisa compreendeu uma revisão bibliográfica e análise de documentos visuais, além de uma pesquisa quantitativa com 80 residentes de Guarulhos-SP, realizada por meio de um questionário online para explorar o imaginário popular acerca da moda afro-brasileira. O questionário abordou aspectos como identidade racial, percepção da influência da cultura negra na moda, visibilidade na mídia e reconhecimento dos elementos dessa influência. Os resultados mostram que 55% dos participantes se identificam como pardos/pretos e 43,8% como brancos, com 98,8% reconhecendo a influência da cultura negra na moda brasileira. No entanto, apenas 23,75% identificaram corretamente todos os elementos dessa influência, entre os brancos essa taxa foi de 22,86%, enquanto entre os pardos/pretos, foi de 25%. Em relação ao público-alvo da moda afro-brasileira, 50% acreditam que é composto principalmente por Pessoas Negras e Afro-brasileiras, enquanto 20% consideram que a moda é destinada a todos os públicos. Notou-se que a taxa de contato com a moda afro-brasileira foi maior entre os brancos (68,57%) do que entre os pardos/pretos (65,91%). A conclusão indica que, apesar do reconhecimento da influência negra, a moda afro-brasileira ainda enfrenta desafios em termos de visibilidade e integração cultural. É essencial promover mais pesquisas qualitativas e entrevistas a designers e consumidores de moda afro-brasileira e iniciativas que assegurem a valorização e preservação das contribuições afro-brasileiras para a moda, garantindo uma representação justa e abrangente no cenário nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Moda. Cultura. Identidade.